//

Oficinas de chimarrão, chás e temperos oferecem conhecimento aos visitantes

By: Raquel | 9 set 2017
Oficina de Chás e Temperos aborda a criação de hortas em pequenos espaços

Oficina de Chás e Temperos aborda a criação de hortas em pequenos espaços

A diversidade de atrações da Estrela Multifeira tem sido o grande destaque dessa edição e, entre negócios, apresentações artísticas, entretenimento e gastronomia, também se inclui o conhecimento. Por meio de eventos técnicos e atividades práticas, os visitantes levam para casa dicas que facilitam o dia a dia e podem contribuir para uma vida mais saudável.

A Oficina de Chás e Temperos é um exemplo. Realizada exclusivamente neste sábado (09), aborda a criação de hortas em pequenos espaços, como apartamento e casas sem jardins, evidenciando o cultivo das plantas também em ambientes urbanos. Conforme Rose Kreimeier, coordenadora do curso de Agronegócios da Faculdade La Salle, alunos da instituição explicam a importância da identificação correta de espécies medicinais, além de ensinar a elaboração de tintura e pomada cicatrizante a partir de camomila. O principal exercício é a demonstração do plantio a partir da técnica de estaquia de temperos como rúcula, espinafre e salsa, além dos chás de boldo, alecrim e cidreira, entre outros. Rose garante: “Quando a pessoa aprende a fazer isso, quase todas as mudinhas dão certo”.

Escola do Chimarrão exibe 36 modelos da bebida

Escola do Chimarrão exibe 36 modelos da bebida

Já o motorhome da Escola do Chimarrão, diariamente estacionado próximo ao Pavilhão de Exposição de Animais, exibe 36 modelos da bebida mais tradicional do Sul, enfatizando o chimarrão preparado em 11 segundos. A oficina permanente também esclarece dúvidas sobre erva-mate, cuias, bombas e temperatura da água. “Esse é o nosso trabalho: mostrar a cara do chimarrão”, explica o diretor executivo Pedro José Schwengber. Segundo ele, a Escola tem o propósito de demonstrar a arte do chimarrão e contar a história da erva-mate. “Antes de existir a palavra Brasil, já se tomava chimarrão por aqui”, comenta. Entre as curiosidades apresentadas, os 190 princípios ativos da erva-mate, considerada a planta mais completa do planeta em termos nutricionais e medicinais. A Escola atende gratuitamente durante todo o horário da feira. Schwengber convida: “É só chegar!”.

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Frederico Sehn

 

Compartilhar